PERSONAGENS | MÚSICAS | SKETCHES

.

Silvino Netto como Adhemar - 1957
Foto: arquivo da família

Além de imitar inúmeras personalidades do mundo artístico e político, como Getúlio Vargas e Adhemar de Barros, Silvino Netto criou vários personagens que o tornaram famoso em todo o Brasil. Os mais conhecidos foram:

PIMPINELA: uma italianinha como muitas que existiam em São Paulo, era um retrato da época do Brás, da Mooca, do Bexiga. O nome dado a personagem era muito comum entre os italianos radicados em São Paulo. Era derivado de Pepina coincidentemente o apelido de uma de suas primas, a Josefina. Apesar disso, Silvino sempre garantiu que nunca existiu alguém  que tivesse sido retratado de forma particular pela Pimpinela.

Dr. JANUÁRIO: baseado no boneco negro de Batista Júnior, famoso ventríloquo, pai de Linda e Dircinha Batista. Era um rábula, estilo Dr. Jacarandá, um tremendo picareta.

ANESTÉSIO: inspirado na voz de um vendedor de pipocas do circo de Piolim, famoso palhaço já falecido. Sua característica marcante era a risada alta e escrachada... ARRÁRRÁRRÁRRÁ... que passou  a ter, na época, uso nacional como forma de gozação.